SEBERG: a vingança de Kristen Stewart contra o FBI

Kristen Stewart interpreta Jean Seberg

3/5 estrelas

A HISTÓRIA: Jean Seberg (Kristen Stewart) é uma estrela do cinema francês dos anos 1960, cujo envolvimento com grupos de defesa de direitos humanos leva o FBI a lançar uma campanha de perseguição que a conduz para lá dos seus limites.

Há uma dívida antiga da indústria do cinema, que já antes tinha tentado homenagear Jean Seberg. Este filme de Benedict Andrews quer liquidar essa dívida, mostrando o contributo da icónica atriz de “O Acossado” (1960) para a luta dos direitos humanos e o exemplo de resistência que conseguiu ser – até não conseguir mais.

Apesar disso, tomados pela emoção da missão, os argumentistas, Joe Shrapnel e Anna Waterhouse, deixaram-se levar e em vez de uma narrativa, esta é uma tentativa de vingar a sua memória, chamando à ribalta o FBI de J. Edgar Hoover pela perseguição que lhe moveu.

No centro das atenções está Kristen Stewart, que faz uma gestão irregular da carga emocional de Jean Seberg, o que traz incoerência à interpretação.

O registo varia: é destemida nas cenas do envolvimento com o ativista Hakim Jamal (Anthony Mackie), que lhe merece humilhação pública quando é exposto, mas não há vergonha ou remorso nos momentos com o marido, Romain Gary (Yvan Attal).