Canon Urban Experience

© Filipa Moreno

Hospital Miguel Bombarda © Filipa Moreno

A convite da Canon, e com a Look Mag, fui conhecer as novas máquinas da marca numa apresentação bastante diferente. A ideia era embarcar na Canon Urban Experiencie. O local escolhido fez toda a diferença. Fomos fotografar as ruínas do Hospital Miguel Bombarda.

Em 2011, o antigo hospital psiquiátrico fechou portas. O encerramento das instalações vinha sendo preparado desde 2007 mas hoje parece ter sido tudo feito à pressa. Nas paredes, ainda estão penduradas placas onde os nomes dos pacientes escritos à mão pelos enfermeiros não foram apagados. Há listas com os nomes dos doentes de cada psicólogo nas portas. O Mangas fica com a doutora Coelho.

Nos jardins, a relva cresceu demasiado. E por ser Outono há folhas que se amontoam – dentro e fora de portas. Uma espécie de museu que relata a história das práticas psiquiátricas do hospital (funcionou durante 163 anos) mantém instrumentos antigos, como os ferros cirúrgicos usados para abrir crânios nos anos 30 e 40 que pertenceram a Egas Moniz. Há balneários, cozinhas, salas de reunião e espaços de convívio. Há celas individuais e visores redondos de vidro embutidos nas portas, porque o hospital nasceu como o espaço de acolhimento de alienados, como eram antes tratados os doentes mentais e as práticas acompanhavam o conhecimento da altura sobre as perturbações da mente.  Há um sem número de placas metálicas esquecidas nas paredes, a indicar que aquele presidente visitou o hospital e que as instalações foram construídas graças àqueles médicos.

O espaço está abandonado. Em ruínas preenchidas com intensidade e, neste dia, muita luz. A Canon EOS M10 que experimentei foi ideal para captar alguns pormenores. É leve, prática e muito precisa. É rápida diversificada e permite a partilha imediata de imagens através de Wi-Fi e do sistema NFC. (E tem um ecrã rotativo e um modo especial para as selfies, que também testei.) É perfeita para os que gostam de passear na cidade.

Ficam algumas imagens.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.